Móveis de Escritório com Ergonomia


 

Na empresa ou em casa, corporativo ou home office, a escolha correta dos móveis para escritório é muito importante para o conforto, mais principalmente para a saúde.

 

É fundamental considerar os preceitos ergonômicos na hora de planejar estes ambientes. Conforme os especialistas que abrangem este assunto, devemos ter um conjunto de melhorias para garantir qualidade de trabalho e ou estudo, cadeiras e mesas dentro das normas da ABNT, teclados e telas do laptop com altura adequada ao alinhamento de acordo com a estatura, visto que, a inadequação desses pequenos detalhes causam sérios danos à saúde como dores de cabeça e inclusive musculares.

Levando em conta a ergonomia, para fazer a escolha certa pelos móveis, o primeiro passo é medir o tamanho do espaço disponível e analisar quantas pessoas ocuparão o local, observar o nível hierárquico de cada uma e as atividades que serão desempenhadas.

A altura das superfícies de trabalho, como mesas ou bancadas, é reconhecida como fator de causa de dores no pescoço, ombro e costas. “A altura das mesas pode variar de 64 cm a 76 cm, dependendo da estatura da pessoa que vai ocupar o local." explica Derly.

Já as cadeiras devem ter as bases estáveis, cinco rodízios, ser giratória, ter regulagem de altura de assento, ajuste de inclinação e altura de encosto, comandos de ajustes em posição acessível e com usabilidade.

Para garantir maior conforto, o revestimento do assento deve permitir transpiração. A espuma deve ser espessa e semi- rígida. O ideal, segundo o especialista, é dar preferência a produtos que possuam certificações, como a da ABNT, já que são diversas as normas e especificações técnicas que padronizam o mobiliário e asseguram contra acidentes e problemas de saúde.

A disposição das gavetas também é importante. A indicação são gaveteiros separados.

A importância da ergonomia para escritórios se justifica pela funcionalidade, segurança, prevenção de doenças laborais e pela produtividade. Assim, com uma organização adequada fica mais prazeroso trabalhar, reduzindo a exaustão e ainda aumentando a qualidade de vida. 

 

 

Veja também:
Aprenda uma decoração simples e bonita em 5 passos
Ajuste a cadeira corretamente no trabalho e evite problemas de saúde
Qual a importância do alongamento no trabalho?
Dicas para montar seu escritório em casa