Exercícios de alongamento para o dia-a-dia no escritório


Alongamentos na cadeira em períodos diferentes do dia podem contribuir significativamente para aliviar a fadiga acumulada pelas horas de trabalho ao modificar a postura sentada por tempo prolongado. Mas lembre-se: se você já teve ou tem algum problema de coluna ou joelhos, consulte um profissional da área de saúde antes de executar os exercícios. Se você não tem nenhuma restrição para praticar alongamentos, observe nas figuras abaixo cada uma das etapas dos exercícios.

 

Alongamento dos flexores da mão

 

Estique seu braço direito na altura de seus ombros. Puxe a mão na sua direção (extensão do punho) com o auxílio da outra mão. Mantenha esta posição por 20 segundos. Repita o exercício com o braço esquerdo. Você sentirá o alongamento na parte anterior do antebraço e no lado interno do cotovelo.

Alongamento dos extensores da mão

 

Estique seu braço direito na altura de seus ombros. Flexione o punho e puxe-o para baixo com o auxílio da outra mão. Mantenha esta posição por 20 segundos. Repita o exercício com o braço esquerdo. Você deverá sentir o alongamento nas costas da mão e no lado externo do cotovelo.

Alongamento de musculatura lateral do pescoço e da nuca

 

Incline a cabeça para a direita na direção do ombro, puxando com uma das mãos. Cuidado para não elevar o outro ombro. Segure durante 20 segundos com a mão do lado da inclinação e puxe o pescoço para sentir alongar do lado oposto. Repita de uma a duas vezes de cada lado.

Alongamento da musculatura da nuca

 

Apóie bem as costas no encosto da cadeira, e abrace a parte de trás da cabeça, entrelaçando os dedos. Curve a cabeça para frente, olhando para baixo e levando o queixo em direção ao peito. Mantenha esta posição durante 20 segundos e volte lentamente à posição inicial. Repita duas vezes.

Relaxamento

 

Estique seu corpo para trás inspirando pelo nariz lentamente, alongando braços, coluna e puxando os pés em direção ao seu corpo, mantenha esta posição por 20 segundos. Repita uma vez.

 

Fonte: www.alberflex.com.br

 

Veja também:
Aprenda uma decoração simples e bonita em 5 passos
Ajuste a cadeira corretamente no trabalho e evite problemas de saúde
Qual a importância do alongamento no trabalho?
Dicas para montar seu escritório em casa