Confira nesse post dicas de exercícios e alongamentos para quem trabalha sentado


 

Um estudo divulgado em 2015, no Instituto de Reabilitação de Toronto, no Canadá, revelou que grande parte da população passa mais da metade do dia sem se locomover. 

Ainda de acordo com o estudo, os cientistas concluíram que  a falta de mobilidade reduz a expectativa de vida em cerca de dois anos, além de aumentar as chances de doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Que o sedentarismo é prejudicial à saúde todos estamos cansados de ouvir, mas para reduzir os riscos dessas doenças é importante criar rotinas de exercícios, como andar pelo escritório ou levantar da cadeira sempre que for possível.

Para te ajudar a sair do sedentarismo, listamos uma série de exercícios rápidos e fáceis para praticar enquanto trabalha:

 

- Estenda a perna

Para trabalhar a região dos quadríceps, estenda as pernas e levante da cadeira várias vezes durante o dia.

 

- Alongue o corpo

Alongar também é importante para os músculos, principalmente para quem permanece sob uma mesma posição durante muito tempo.

Para alongar as mãos e os braços, entrelace as mãos e estique os braços para cima.

Já para as pernas, você vai precisar se levantar da cadeira e, com as costas eretas, segure o pé com a mão, puxando-a para trás. Não se esqueça de reproduzir o movimento com o outro lado. Nesse exercício você irá sentir um “puxão” na coxa, isso significa que o alongamento está sendo feito corretamente.

 

- Mexa o pescoço

O pescoço é uma das regiões do corpo que mais sofre com a má postura. Para evitar esse tipo de dor, olhe para baixo e tente encostar o queixo no tronco. Após isso, com as costas retas e sentado, olhe de um lado para outro.

 

- Não se esqueça dos ombros

Sempre com as costas retas, levante e desça os ombros na direção das orelhas. Tente repetir esse movimento várias vezes durante o dia.

 

- Agache

O agachamento é uma ótima ideia para quem quer fortalecer os joelhos e coxas. Lembrando que quem possui problemas nos joelhos deve consultar um médico, para que ele passe o melhor exercício para seu caso.

 

ATENÇÃO

- Deixe os pés alinhados à largura dos ombros

- Costas sempre retas

- Fique com o abdômen contraído

- Faça movimentos leves para não prejudicar seus joelhos, lembrando que eles NÃO podem ultrapassar a linha dos pés.

 

Por fim, existem muitos exercícios que ajudam a sair do sedentarismo. Escolhemos os principais para você começar a sair da zona de conforto. Para um melhor desempenho, procure ajuda profissional, eles irão avaliar seu caso e escolher os melhores tipos para você praticar.

 

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