Como Decorar um Escritório com Charme e Personalidade


 

Ao montar um escritório em casa ou na empresa, a decoração é um fator muito importante para construir a imagem que se deseja passar desse espaço. Quando feita de forma adequada, essa prática contribui também para um trabalho mais produtivo e agradável para o funcionário.

Confira algumas dicas importantes de como decorar o escritório:

Cor: esse ponto é fundamental e o primeiro a ser resolvido. Tons neutros, como bege, castanho e creme, são ideais para o meio profissional, pois denotam sobriedade e sofisticação. Pode-se também pintar apenas uma parede de uma cor mais forte e fazer personalizações nas outras, dando um ar moderno e sofisticado ao ambiente de trabalho.

Móveis: madeiras e mognos em tons escuros são bem recomendados, visto que remetem ao profissionalismo. Para a área de recepção, os materiais mais indicados são os aços inoxidáveis e as madeiras de tonalidades claras, como maple e pinho.

Ergonomia: móveis ergonômicos, principalmente cadeiras, são indispensáveis, visto que oferecem ao usuário todo o conforto e flexibilidade necessários para longas horas de trabalho. Além disso, deixam o ambiente mais elegante.

Armazenamento: artigos com um bom número de repartições e gavetas são ideais para manter o espaço bem organizado.

Paredes: diplomas, certificados e obras de arte são as melhores opções para enfeitar. Porém devem ser utilizados com cautela – em excesso causam poluição visual.

Vasos: além de contribuírem para a decoração, plantasflores auxiliam a purificar o ar, exalando aromas agradáveis e aumentando o bem-estar dos funcionários. De acordo com pesquisas, melhoram ainda a produtividade no trabalho. Boas dicas de flores para serem colocadas nesses ambientes são as azaleias, que precisam de uma iluminação solar diária de 4 horas, e as begônias, que necessitam de pelo menos 4 horas por dia de luz indireta.

Personalização do espaço: a mesa pode trazer itens funcionais e atrativos, como uma placa identificando seu cargo, um porta-canetas e pequenos porta-retratos com fotos pessoais. Isso deixa o local agradável e valoriza a individualidade.

Fonte de luz: nos casos em que a luz solar não pode, de maneira alguma, adentrar o cômodo, prefira uma parede com iluminação indireta, boa para se utilizar com uma iluminação fluorescente.