A importância de uma boa postura no trabalho


 

Nada melhor do que se sentir seguro e ter a sensação de bem-estar no trabalho. Desenvolvida a partir de estudos científicos sobre a relação entre o homem e seu ambiente de trabalho, a ergonomia tem como objetivos básicos possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas causadas pelo trabalho. Ou seja: é um método que busca o bem-estar humano.

Também chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, a ergonomia, ultimamente, tem se preocupado com a interface homem x computador.
À medida que o uso de computadores tem evoluído, a preocupação com a postura é um fator essencial. Os problemas de postura que a grande maioria das pessoas adquire ao longo de suas vidas durante o trabalho são causados por esforços repetitivos – e podem ser evitados.
Os móveis do escritório e qualquer outro equipamento usado no dia a dia precisam passar por estudos de adequação ergonômica antes mesmo de serem adquiridos.


A ergonomia se preocupa , ainda, com as condições gerais de trabalho, tais como a iluminação, os ruídos, a temperatura e a forma dos desenhos dos equipamentos como cadeiras e mesas. A necessidade de melhorar a postura e aliviar a carga de trabalho do corpo reduz os males nas áreas de saúde mental e física (como as lesões resultantes de trabalho repetitivo) e são fundamentais para que o ambiente de trabalho seja mais seguro, eficiente e confortável para o uso humano.

 

 

Veja também:
Aprenda uma decoração simples e bonita em 5 passos
Ajuste a cadeira corretamente no trabalho e evite problemas de saúde
Qual a importância do alongamento no trabalho?
Dicas para montar seu escritório em casa