Dicas de Organização para Escritório


Dicas de Organização para Escritório

Para qualquer profissional, elevar os níveis de produtividade é fundamental. Produtividade significa não só fazer mais tarefas em menos tempo, mas também aprender a priorizar aquilo que é mais importante. Se o ambiente de trabalho não está organizado, o trabalhador que não saberá o que deve fazer primeiro.

Para manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, algumas estratégias devem ser adotadas, visto que com tudo no seu devido local, fica mais fácil de você manter o foco naquilo que é realmente importante.

Dica 1: Ergonomia. A desmotivação é muito comum em ambientes onde o trabalhador não se sente confortável. Uma cadeira que faz suas pernas ficarem dormentes ou pesadas, iluminação ineficiente, ou uma mesa que não tenha o espaço necessário, em breve fará com que você fique vagando e tentando melhorar os níveis de conforto. Se este for o seu caso, procure um profissional e leia algumas dicas já postadas anteriormente:

http://www.ufficioflex.com.br/informativos/saude-no-trabalho

http://www.ufficioflex.com.br/informativos/moveis-de-escritorio-com-ergonomia

 

Dica 2: Limpeza: remova o supérfluo. Este é o momento de separar o que é útil, o que deve ser arquivado e o que será eliminado. Neste momento, tenha próximo da mesa itens de uso cotidiano, como papeis canetas, etc. Documentos que podem ser arquivados devem ser organizados, catalogados e arquivados em armários ou prateleiras. Tudo o que for desnecessário deve ser jogado fora. No caso de material impresso, você também pode digitalizar e armazenar as informações em nuvens. Não fique com canetas que não funcionam mais; Implementos de escrita inúteis podem perder vários minutos do seu tempo, quando você precisar procurar por novos. No final da arrumação, você vai ganhar espaço reserva.

 

Dica 3: Organizar fios e cabos. Os fios dos computadores, telefones, aparelhagem ou qualquer outro gadget que possam ter no escritório podem ser incómodos e inestéticos. A solução para este problema está na adoção de calhas para passagem de fiação e passa cabos.

Há várias mesas que possui pés com passagem para fiação, o que deixa o escritório ainda mais organizado, já que escondem esses metros de cabos que ninguém gosta de ver.

Outra opção é adotar os teclados e mouses wireless que libertarão seu espaço e movimentos.

 

Dica 4: Ordem ao final do dia. Antes de terminar seu dia, deixe seu ambiente de trabalho arrumado, garantindo que no dia seguinte seu escritório seja um lugar muito mais agradável para voltar.