Dicas de como escolher objetos funcionais


1- Móveis: para que as pessoas trabalhem bem, fundamental é que elas trabalhem sem sentir incômodos. Afinal, é no local de trabalho que a grande maioria das pessoas passa a maior parte do tempo. A escolha dos móveis é uma etapa que requer cuidado já que as características de ergonomia não podem ser esquecidas. Por exemplo, a cadeira ideal de quem passa horas na frente do computador deve ter altura regulável, encosto que se encaixa ao corpo da pessoa, apoio para os braços e rodízio para ela se mover facilmente. E ela deve ter tamanho proporcional ao da mesa. Você pode optar por mesas com divisórias para otimizar o espaço e encorajar a troca de experiências: ao mesmo tempo em que elas separam os espaços de cada pessoa, facilitam a comunicação entre elas. Vale a pena investir em mobiliário funcional, pois a falta de ergonomia pode afetar a saúde do trabalhador e resultar em diminuição do rendimento com o passar do tempo. A boa notícia é que mobiliário funcional não é mais sinônimo de falta de estética: os designers têm investido cada vez mais na criação de peças que unem praticidade e beleza. 

2- Organização: um ambiente organizado é a base para a produtividade. Isso sem mencionar o fato de que a decoração do ambiente influencia na imagem institucional que se quer passar a clientes, parceiros e aos próprios colaboradores. Na decoração, tenha objetos para guardar tudo em seu devido lugar, mas sempre à mão de quem precisar. Pequenos armários abaixo ou ao lado da mesa de cada trabalhador, por exemplo, são úteis para organizar documentos e, armários e prateleiras maiores para cada área da empresa servem para organizar arquivos do departamento. Organizadores para mesa também são bem vindos. Objetos pessoais como porta-retratos são permitidos e ainda dão um tom de personalidade – só cuidado para não encher demais a mesa, afinal trabalhar confortavelmente faz toda a diferença. E lembre-se de esconder fios e cabos de equipamentos – ficam mais seguros e assim não dão a sensação de bagunça. 

3- Iluminação: sem uma iluminação adequada o cansaço visual pode afetar o rendimento dos trabalhadores. Iluminação fraca ou que gere reflexo na tela do computador incomoda bastante. Por isso é importante estudar a localização correta das luminárias e o tipo de lâmpada mais adequada para o seu escritório – opte por uma que não esquente o ambiente. Iluminação na recepção, na sala de reunião, na copa, nos corredores, além de serem úteis, ainda valorizam os pontos mais importantes da decoração. 

Com essas dicas você já pode incorporar objetos funcionais no projeto de arquitetura do seu escritório trazendo mais praticidade e beleza ao dia a dia.

 

 

Veja Também:

 

 

 

Móveis para Escritório Cadeiras Mesas Fale Conosco